Café instantâneo: praticidade com sabor e qualidade

O café instantâneo é rápido e fácil de preparar. Se você acha que o gosto é ruim vai se surpreender.

Esse post é para os amantes de um bom cafezinho. Eu disse bom, porque caro a gente já sabe que ele é né? Eu lembro que quando eu era jovem (atualmente eu posso ser chamada de ex-jovem) um pacote de café custava uns 2 reais no mercadinho. Hoje você não acha nada por menos de 15 reais. E olha que eu estou falando de um café tradicional de 250g, e não de um café gourmet.

Alerta: eu não sou especialista com Doutorado em café

Antes de começar, um aviso muito importante; eu não sou especialista em café, nem barista (descubra aqui o que é um barista). Eu não tenho um moedor nem uma balança para pesar e moer os grãos na hora. Eu também não sei dizer as notas musicais do café, tipo “ah, esse tem notas de avelã com pistache colhidos nas colinas verdejantes de Anápolis“.

Dito isso, nós não queremos nenhuma briga com os baristas de plantão, então acalmem seus corações.

Eu simplesmente gosto de um bom café. E eu gosto de praticidade, porque tem um monte de louça e roupas para lavar me esperando quando eu terminar o meu café.

Então vou dar dicas do que agrada o meu o paladar e faz sentido para a minha rotina e as minhas necessidades. Pode ser que elas se apliquem a você, ou pode ser que você leia esse post e saia horrorizado de ter ouvido tanta besteira. Tem gente que leva o café mais a sério do que qualquer outra coisa.

Dica dos meus cafés preferidos

Então vamos logo direto ao ponto para quem tem pressa. Eu vou indicar 4 marcas de café solúvel liofilizado que eu adoro. No final do post, vou te explicar o que é “liofilizado”, e porque eu gosto mais desse tipo de café.

Além do sabor, o grande diferencial deles também é a qualidade.

Eu parei de comprar várias marcas porque o café fica muito fraco quando você prepara. Por mais que esses possam ser mais caros do que os outros, se você comprar um produto muito barato, vai acabar precisando colocar mais produtos para ter o mesmo café, e mesmo assim não vai ficar com o mesmo sabor.

Native

embalagens de Café Orgânico Instantâneo da marca Native
Imagem: Native.

Café Orgânico Instantâneo Native. Na minha opinião esse café é perfeito sem defeitos. Ele é saboroso e cremoso, é sério. É delicioso. Mas, eu confesso que é difícil de encontrar nos mercados da minha cidade. Eu achei sem querer na sessão de orgânicos do Carrefour (ele fica em outra seção junto com os produtos integrais e orgânicos e não junto com os outros cafés). Mas, já faz uns meses que ele sumiu e acho que eu vou ter que acabar pedindo da internet.

Detalhe que essa embalagem de vidro de 50g é muito prática e fácil de abrir, e ainda serve para guardar outro café depois, pois alguns você só vai encontrar em sachê.

Além do sabor e qualidade, tem o fato que ele é orgânico. Quando o café tem esse selo de produto orgânico, é porque ele passou por um processo rígido e com várias etapas para garantir que ele é orgânico mesmo. A vantagem é que ele é cultivado sem pesticidas e fertilizantes, o que reduz a quantidade de produtos químicos estranhos que vão parar na sua xícara e depois vão entrar no seu corpo.

Pesquisas apontam que além de ser mais saudável, o café orgânico também traz benefícios para o sabor, realçando as suas notas sensoriais (alô baristas que ainda estão aqui me dando uma chance). Além disso, ainda tem uma pegada ecológica, pois você contribui para a preservação do meio ambiente.

Confira no Mercado Livre.

L’OR

embalagens de Café Solúvel L'OR Classique
Imagem: L’OR.

Café Solúvel L’OR Classique. Tem em embalagens de vidro (que é um tipo de tampa meio difícil de abrir) e em sachês de 40g. Tirando o detalhe da tampa, é um café solúvel muito bom e que você encontra quase em qualquer lugar. Eu gosto da versão Classique, mas também tem o Intense, feito com uma torra mais acentuada que deixa o café mais encorpado.

Confira no Mercado Livre a versão sachê ou na embalagem de vidro.

Santa Clara

embalagens de café solúvel Reserva da Família da marca Santa Clara
Imagem: Santa Clara.

Café solúvel Reserva da Família. Tem a mesma qualidade dos anteriores, e talvez seja o mais fácil de ser encontrado nos supermercados.

Confira no Fast Shop.

NESCAFÉ Gold

embalagens de café solúvel nespresso gold
Imagem: NESCAFÉ.

Por último e não menos importante está o NESCAFÉ Gold. Esse a gente descobriu recentemente e ainda não entramos a versão liofilizada, só a versão solúvel em pó mesmo.

A gente resolveu comprar porque o meu Digníssimo comprou a versão em cápsulas da cafeteira NESCAFÉ Dolce Gusto e disse que é muito bom. Ele disse que é um café suave e bem menos ácido que os demais. Ele me deu para experimentar, mas eu acho que não tenho esse paladar não, eu nem sabia que café era ácido (ele toma puro sem açúcar, mas eu gosto com leite e açúcar).

Daí a gente estava passando pelo mercado e viu lá o tal café de ouro e pegou um para experimentar. Gente, o café é tudo de bom, fica igual café expresso mesmo. Parece que foi feito em uma cafeteira profissional. Fica cremoso e com bastante espuma. Não sei que tipo de magia eles fizeram não, mas o negócio é o babado. No site diz que é por causa da “tecnologia da crema perfeita”.

Disponível no Mercado Livre em sachês de 40g e em uma lata bonitinha de 100g.

Saiba o que é um café liofilizado

Como prometido, vamos falar rapidinho sobre os tipos de café. O café liofilizado é um tipo de café solúvel ou instantâneo. Solúvel é o café que basta você adicionar água, não precisa moer nem coar.

Existe o solúvel em pó e o solúvel liofilizado, que é quando o café fica em grãos parecendo umas pedrinhas bem pequenas, tipo aquele amendoim granulado que a gente coloca no sorvete.

colher cheia de grãos de café solúvel liofilizado
Imagem: Peter.

Não é porque é solúvel, prático e rápido que não é sinônimo de qualidade. Esses cafés têm tanta tecnologia quanto um carro elétrico moderno. São vários processos para garantir qualidade e poder chamar os seus produtos de premium, gourmet, especial, superior, magnifique e outras palavrinhas mágicas que aumentam o preço das coisas.

E por que é o meu preferido? Porque comparando com a versão em pó, eu acho que tem mais sabor. Também é mais fácil de preparar, os grãos se dissolvem bem mais rápido que o pó, por incrível que pareça.

A outra coisa é que é mais fácil de conservar. O solúvel em pó acaba sofrendo mais com a umidade, e por mais que você tampe bem a embalagem, com o tempo ele vai virando uma massinha dura, tipo um caramelo. Fora que sempre vai cair um pouco de pó na sua mesa ou bancada e é bem chatinho de limpar.

Outras opções de café, cafeteiras e acessórios

Se você não dispensa os costumes e a tradição, o mercado está cheio de diversas versões de café para as mais variadas necessidades. Em grãos, moído, ou em cápsulas.

E se você é um entusiasta ou um barista profissional, o mercado também está cheio de produtos para satisfazer todos os seus desejos.

Aqui em casa, além do liofilizado o meu Digníssimo usa o café em cápsulas. Ele tem uma cafeteira da NESCAFÉ Dolce Gusto. As cápsulas deram uma encarecida, estão em média 20 reais uma caixa com 10, mas tem versões mais caras como a do café de ouro que chegam a até R$ 30.

Outra opção que tem um apelo mais premium é a cafeteira da Nespresso. Só lembre que as cápsulas de uma máquina não servem na outra. Até tem adaptadores no mercado, mas dizem que pode estragar a máquina.

Se você não gostar das cápsulas e quiser plantar, colher e moer o seu próprio café, existe todo tipo de cafeteira e acessório no mercado. Na verdade, as vezes eu fico pensando se isso não é um golpe de pirâmide.

Primeiro, eles dizem que o café só presta se for moído na hora, e te obrigam a comprar um moedor elétrico.

E não para por aí. Não é qualquer quantidade de grãos, tem um peso certo para garantir que o café não fique nem forte nem fraco. A solução? Uma balança de precisão.

Agora precisa fazer o café. Se não quiser usar um filtro de papel ou um coador, pode usar uma prensa francesa, uma cafeteira italiana, uma cafeteira elétrica ou até uma cafeteira de alta pressão.

E você vai tomar o café todo de uma vez? Talvez queira tomar ao longo do dia ou levar para o trabalho. Não tem como você não ter uma garrafa térmica e um copo Stanley.

Já acabou? Não, faltam os acessórios. Coisas que você pode precisar: um termômetro, um tamper ou um nivelador (parece um carimbo, serve para compactar o pó de café antes de colocar na cafeteira) e uma colher de cupping.

Os links estão aí para você conferir, mas eu somei a opção mais barata de cada item dessa jornada do café e passou fácil de 800 reais. Vou continuar no meu cafezinho solúvel mesmo que eu ganho mais.

Me conta: você ama café ou prefere um chá?

Esse post também está no nosso perfil do Instagram. Vai lá e conta para gente se caiu no golpe da pirâmide do café ou se tem alguma dica que a gente deixou passar. E se quiser um docinho para acompanhar um café quentinho, confere nosso posto com dicas de 3 biscoitos maravilhosos para você provar sem medo de ser feliz.

Sobre a sua privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies ficam salvas no seu navegador e ajudam a reconhecer você quando voltar por aqui, além de mostrar pra nossa equipe quais partes do site são mais interessantes e úteis pra você.